SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Educação para o trabalho: a Escola de Aprendizes Artífices do CearáPolíticas de Avaliação e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

OLIVEIRA, Albertina Lima de  y  AMARAL, Marco Antônio Franco do. A educação de adultos na sociedade contemporânea: perfil de competências do educador. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34349.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434349.

Os múltiplos desafios educativos e formativos de públicos adultos nas sociedades contemporâneas têm conduzido à necessidade, nos planos nacional e internacional, de mais reflexão e investigação em torno dos saberes e competências fundamentais dos profissionais da educação de adultos, de modo a potenciar uma atuação responsável e a prestação de serviços de qualidade. Neste âmbito, ouvir a voz dos que mais têm se dedicado à reflexão teórica e política, bem como a dos agentes que no terreno têm construído saber de experiência feito, reveste-se de grande importância. Este estudo pretende identificar as competências-chave do educador de adultos na sociedade contemporânea e contribuir para enriquecer o debate nacional internacional sobre o tema. De modo a cruzar pluralidades de olhares, levamos a efeito um estudo Delphi que integrou um painel de 14 especialistas do meio acadêmico e agentes do terreno com experiência substancial de trabalho com públicos adultos. Após a realização de 4 voltas foi possível chegar a um consenso significativo. A análise das competências propostas conduziu aos 7 seguintes clusters: ética; mobilização e valorização da experiência de vida; facilitação da aprendizagem; métodos e técnicas de educação, formação e aprendizagem; planejamento, gestão e avaliação do processo formativo; autodesenvolvimento; e ligação à comunidade. O conjunto das competências reportadas inscrevem-se maioritariamente em posicionamentos teóricos humanistas, reflexivos e críticos.

Palabras clave : educação de adultos; competências do educador de adultos; estudo delphi.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )