SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A educação de adultos na sociedade contemporânea: perfil de competências do educadorA escuta de amor na escrita da dor: narrativa autobiográfica como processo catártico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GARCIA, Paulo Sérgio; BIZZO, Nelio  y  ROSA, Sanny Silva da. Políticas de Avaliação e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Ciências. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35387.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435387.

Este estudo analisa a percepção de professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental sobre seu desenvolvimento profissional, considerando as reformas nacionais realizadas na Educação das últimas décadas, sobretudo a implantação das Avaliações de Larga-Escala (ALEs). A teoria fundamentada foi usada como abordagem metodológica para coletar dados com esses profissionais (N=77), na região do grande ABC Paulista, uma das mais ricas do Brasil, situada na região metropolitana do estado de São Paulo. Os dados revelaram que, após a implantação das ALEs, a oferta de formação de professores se tornou ainda mais desregulada, afetando o desenvolvimento profissional dos professores de Ciências. Essas políticas têm estabelecido um contexto de inequidade de formação e de possibilidades profissionais dentro dos municípios, e o mais agravante, dentro da própria escola. Secretarias, Diretorias de Educação e escolas oferecem maiores oportunidades, recursos e tempos para a formação docente nas áreas de português e matemática. Esse quadro de desalinhamento da formação iniciou-se após a implementação das reformas nacionais. Os resultados desta pesquisa podem ser utilizados no contexto das universidades, nos cursos de formação de professores e diretores e junto às secretarias de educação.

Palabras clave : Avaliação em Larga-Escala; Professores de Ciências; Desenvolvimento Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )