SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Assessment Policies and Professional Development of the Science TeacherA new approach to the Theory of Developmental Learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

LOPES, Sandra Cristina Rodrigues. A escuta de amor na escrita da dor: narrativa autobiográfica como processo catártico. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35473.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435473.

Este artigo apoia-se no diálogo entre as abordagens histórico-cultural e psicanalítica para desenvolver uma reflexão sobre a importância das narrativas autobiográficas como mecanismo de investigação da construção identitária do sujeito. A partir da consideração sobre como o sujeito se apropria da linguagem escrita, segundo a psicologia histórico-cultural e da análise da função catártica que a narrativa autobiográfica é capaz de produzir no indivíduo, são desvelados outros pontos fundamentais em relação à aprendizagem dos conteúdos essenciais para o desenvolvimento do sujeito e sua inserção crítica na sociedade. Para isso, observa a relação estabelecida entre a escrita como projeção do eu e os eventos traumáticos, histórias de vida íntimas desse sujeito, na medida que propõe uma análise sobre a narrativa autobiográfica como veículo de investigação das implicações desses problemas para a aprendizagem e desenvolvimento da linguagem; além de chamar a atenção para o aspecto da função catártica e sublimatória da autobiografia para externar os conflitos e reelaborá-los por meio da escrita.

Keywords : Escrita e Identidade; Narrativa Autobiográfica; Narrativa Catártica; Sublimação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )