SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Uma nova abordagem da Teoria da Aprendizagem DesenvolvimentalReconhecimento e educação popular: uma perspectiva democrático-republicana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTIN, Rafael Henrique  y  OLIVEIRA, Terezinha. A formação do mestre no século XIII: um estudo sobre a sindérese e a consciência no de veritate de Tomás de Aquino. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e30682.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430682.

O tema deste artigo é a proposta de Tomás de Aquino para a formação do mestre, no contexto da cristandade ocidental. Nossas reflexões, enquadradas na História da Educação e orientadas pelos pressupostos da História Social, têm o objetivo de demonstrar que Tomás de Aquino, teólogo dominicano do século XIII, concebe a formação do mestre a partir de um corpus teórico-didático que passa pelo conhecimento profundo da natureza humana e pelo compromisso com um determinado projeto de civilização. Daí a necessidade de considerarmos a relação entre ética e formação docente na obra de Tomás de Aquino. Recortamos, para este texto, as Questões 16 e 17 do De Veritate, que tratam da sindérese e da consciência. O De Veritate é um conjunto de Questões Disputadas ministradas pelo teólogo dominicano na Universidade de Paris e está, portanto, diretamente relacionada com sua atuação docente - o que, para nós, é essencial. Assim, o problema que se coloca é por que os mestres do século XIII deveriam conhecer esses elementos da ação humana.

Palabras clave : História da Educação Medieval; Formação do mestre; Tomás de Aquino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )