SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A formação do mestre no século XIII: um estudo sobre a sindérese e a consciência no de veritate de Tomás de AquinoModificações Corporais: atores e significados a partir de uma websérie índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

COSSETIN, Vânia Lisa Fischer  y  FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Reconhecimento e educação popular: uma perspectiva democrático-republicana. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e28242.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428242.

O presente artigo parte da controversa relação entre a Educação Popular e o Estado democrático republicano. Uma educação que, ao ser gestada, patrocinada e orientada pelos marcos legais desse Estado, também estaria destinada a subvertê-lo, uma vez que ela se vê comprometida com as demandas de setores excluídos da sociedade e se legitima sob a égide das mesmas condições que a forjaram. Diante disso, buscamos identificar a ambivalente origem democrático-republicana da Educação Popular e também verificar em que medida esse tipo de educação pode ser concebida como explícita manifestação da luta por reconhecimento, cujo equacionamento possível se dá na dinamicidade sócio-histórica das democracias republicanas. Reconhecimento este que, para constituir-se reciprocamente e assim transcender a mera unilateralidade, assimetria e instrumentalidade, precisa pressupor a radicalidade do diálogo.

Palabras clave : Educação Popular; Reconhecimento; Estado democrático-republicano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )