SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Acknowledgment and popular education: a democratic-republican perspectiveDispositive of technoscientificity and Adult Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

TOMAZ, Eveline Ximenes  and  NEVES, Rui. Modificações Corporais: atores e significados a partir de uma websérie. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35168.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435168.

Considerando o crescimento da procura pelas Modificações Corporais (MC), em especial por jovens e adolescentes, este se efetiva como um tema importante a ser discutido no processo educacional. Na perspectiva de minimizar algumas preocupações associadas a estas ações, propõe-se mais conhecimento sobre seus adeptos, objetivos e significados. Utilizando a internet como fonte de promoção do conhecimento sobre as MC, este estudo tem suporte no Youtube, site de partilha de vídeo, com uma investigação centrada sobre a natureza das MC realizadas pelos sujeitos ao longo da sua vida. Elegemos a websérie Sautering, do conjunto de 8 episódios disponibilizados até a data de julho/2017, selecionando os 3 primeiros, para análise, envolvendo um total de dezesseis sujeitos entrevistados. Objetivos: i) caracterizar os utilizadores das técnicas de modificações corporais; ii) identificar o primeiro contato com as MC; e iii) descrever o significado dessas MC para cada sujeito. Em termos metodológicos tratou-se de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, com base na análise de conteúdo do discurso dos entrevistados. As modificações mais comuns são as tatuagens e os piercing; o interesse de fazer uso das MC desperta na adolescência, sob influencias diversas; os significados estão relacionados a fatos históricos importantes, gostos pessoais, personagens que admiram, registros de conquistas alcançadas e outros. Considerando-se a relação das MC com os riscos à saúde, a relação com a auto-estima e a formação da identidade, reforça-se a importância de inserir a temática em momentos de formação na escola, promovendo maiores conhecimentos e melhores esclarecimentos aos jovens e formadores.

Keywords : Modificações Corporais; Educação; Websérie.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )