SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Modificações Corporais: atores e significados a partir de uma websérieConselhos Escolares na Rede Estadual do Rio de Janeiro: participação ou participacionismo? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BOCASANTA, Daiane Martins; WANDERER, Fernanda  y  KNIJNIK, Gelsa. Dispositivo de tecnocientificidade e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e30910.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430910.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar como opera o dispositivo da tecnocientificidade na produção de subjetividades de alunos adultos, em processo de alfabetização. O referencial teórico utilizado situa-se nas formulações de Michel Foucault sobre noções tais como as de dispositivo e subjetivação. O material de pesquisa foi organizado em duas instâncias: a) livros didáticos endereçados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e b) narrativas geradas em um trabalho pedagógico com uma classe de alfabetização e pós-alfabetização da EJA sobre o uso de tecnologias na contemporaneidade. A análise do material de pesquisa possibilitou inferir que os estudantes desejam se apropriar dos conhecimentos relativos à tecnologia para melhor realizar suas atividades laborais e educacionais, assim como para facilitar a comunicação entre familiares e amigos. Também se posicionam como retardatários em relação à aquisição desses conhecimentos, referenciando os jovens como aqueles que dominam e conseguem lidar com a tecnologia. Isso nos leva a pensar que entre as diferentes estratégicas que conformam o dispositivo da tecnocientificidade está a captura do interesse dos sujeitos escolares para assuntos de ordem tecnocientífica, conduzindo suas condutas e criando o desejo de se sentirem incluídos em nosso mundo maquinocêntrico.

Palabras clave : Dispositivo da tecnocientificidade; Educação de Jovens e Adultos; Subjetivação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )