SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44School Councils in the state network of Rio de Janeiro: participation or participationism?Hearing parents and deaf children: is the role of families in bilingual educational proposals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CABRAL, Valéria Aparecida Benites de Oliveira  and  SILVA, Anamaria Santana da. PROINFANTIL: a necessidade do programa e seu desenvolvimento. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e36683.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436683.

O presente trabalho faz parte de pesquisa de mestrado (CPAN/UFMS) realizado no município de Corumbá-MS e consiste em descrever sobre as propostas de formação dos profissionais da Educação Infantil no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul com destaque ao programa PROINFANTIL - Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil - cujos resultados obtidos indicaram que o Programa foi relevante por discutir temáticas imprescindíveis à reflexão e ao conhecimento de quem atua na área; além de motivar a equipe participante em investir na formação profissional. Para a realização deste estudo optou-se por um diálogo com o referencial teórico de autores como Barbosa (1991, 2003, 2011), Silva (1997), Kramer (2006), dentre outros; além da análise das propostas do material oferecido no programa. Como metodologia a pesquisa consistiu em levantamento bibliográfico e análise documental.

Keywords : PROINFANTIL; Formação Profissional; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )