SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Pais ouvintes e filhos surdos: o lugar das famílias em propostas educacionais bilínguesA oferta de matrículas e cursos de licenciatura presenciais em universidades gaúchas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ARANHA, Rudervania da Silva Lima  y  OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. O Programa Tutoria Educacional para a formação continuada de professores. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e33097.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644433097.

Este artigo discute a materialização do Programa Tutoria Educacional (PTE) para formação continuada de professores da educação básica no munícipio de Manaus (AM). Trata-se da síntese de resultados de pesquisa empírica. Problematizando a implementação do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública de Manaus (PROEMEM) na rede pública municipal de ensino de Manaus, evidenciando a lógica do mercado educacional. Esses movimentos explicam as conjunturas marcadas pelos organismos internacionais no processo de globalização da reforma educacional, desempenhando o papel ideológico de propagadores dos ideais neoliberais. Tem como objetivo analisar a materialidade das políticas neoliberais estabelecidas pela implantação do PROEMEM na Secretaria Municipal de Educação. O estudo, de caráter crítico, apresenta por meio de análise teórica e documental discussão acerca dos princípios que permitem eleger a parceria com o setor privado nas etapas da educação básica do ensino público municipal em Manaus, com a análise centrada nas categorias do público e do privado na educação.

Palabras clave : Programa de Tutoria Educacional; Público e Privado; Formação Continuada de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )