SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44The Educational Tutorial Program for the continuing education of teachersThe reform of Middle School and the production of inequalities in school education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FONSECA, Márcia Souza da; OSORIO, Mara Rejane Vieira; GARCIA, Maria Manuela Alves  and  ARAUJO, Jair Jonko. A oferta de matrículas e cursos de licenciatura presenciais em universidades gaúchas. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e28556.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428556.

O artigo descreve e problematiza a oferta de matrículas e cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática, na modalidade presencial, nas universidades públicas e privadas gaúchas, no contexto da forte pressão oficial pela expansão das universidades brasileiras. Considerando a importância desses cursos no campo das políticas de avaliação e formação docente para a educação básica, e das políticas oficiais de expansão da educação superior desde o final da década de 1990, este estudo justifica-se pela ausência de pesquisas que tenham como foco o impacto dessas políticas no caso do Rio Grande do Sul. Utiliza-se uma metodologia de tipo quantitativa e descritiva a partir de dados dos Censos da Educação Superior (2000, 2007 e 2013). Esses dados são interpretados a partir de estudos que têm como foco a educação superior e a formação de professores. Com a análise observa-se que houve queda no número total de matrículas, nos cursos estudados, no período 2007-2013. Entretanto, enquanto a queda foi bastante significativa nas universidades privadas, as universidades públicas mantiveram um crescente número de matrículas, devido à criação de novas universidades públicas em regiões do estado desassistidas pela esfera federal e, ainda, à expansão da oferta de cursos e vagas nas universidades públicas já existentes. Constata-se, também, a forte presença das universidades privadas na oferta dos cursos estudados, especialmente na região Metropolitana do estado, em virtude de ser a região de maior desenvolvimento econômico e concentração populacional. Por outro lado, as universidades públicas vão desbravando as regiões mais pobres e remotas do estado.

Keywords : Universidades; Licenciaturas; Rio Grande do Sul.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )