SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44O Programa Tutoria Educacional para a formação continuada de professoresA reforma do Ensino Médio e a produção de desigualdades na educação escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FONSECA, Márcia Souza da; OSORIO, Mara Rejane Vieira; GARCIA, Maria Manuela Alves  y  ARAUJO, Jair Jonko. A oferta de matrículas e cursos de licenciatura presenciais em universidades gaúchas. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e28556.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428556.

O artigo descreve e problematiza a oferta de matrículas e cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática, na modalidade presencial, nas universidades públicas e privadas gaúchas, no contexto da forte pressão oficial pela expansão das universidades brasileiras. Considerando a importância desses cursos no campo das políticas de avaliação e formação docente para a educação básica, e das políticas oficiais de expansão da educação superior desde o final da década de 1990, este estudo justifica-se pela ausência de pesquisas que tenham como foco o impacto dessas políticas no caso do Rio Grande do Sul. Utiliza-se uma metodologia de tipo quantitativa e descritiva a partir de dados dos Censos da Educação Superior (2000, 2007 e 2013). Esses dados são interpretados a partir de estudos que têm como foco a educação superior e a formação de professores. Com a análise observa-se que houve queda no número total de matrículas, nos cursos estudados, no período 2007-2013. Entretanto, enquanto a queda foi bastante significativa nas universidades privadas, as universidades públicas mantiveram um crescente número de matrículas, devido à criação de novas universidades públicas em regiões do estado desassistidas pela esfera federal e, ainda, à expansão da oferta de cursos e vagas nas universidades públicas já existentes. Constata-se, também, a forte presença das universidades privadas na oferta dos cursos estudados, especialmente na região Metropolitana do estado, em virtude de ser a região de maior desenvolvimento econômico e concentração populacional. Por outro lado, as universidades públicas vão desbravando as regiões mais pobres e remotas do estado.

Palabras clave : Universidades; Licenciaturas; Rio Grande do Sul.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )