SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Politicization through self-education in hip-hop movement: experiences of activist rappers in BrazilTeaching enunciations about the play on early childhood education: understandings and interactions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FRANCA, Filipe Gabriel Ribeiro. “Você é viado? Você gosta de homem?”: Professores/as homossexuais e o dispositivo de sexualidade na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e36730.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436730.

Neste texto, são apresentadas narrativas produzidas durante uma pesquisa de mestrado a partir dos encontros com sete professores/as que se auto identificaram como homossexuais. Foi utilizado como referencial teórico-metodológico a perspectiva pós-estruturalista. Por meio dessa perspectiva, puderam ser problematizadas as formas pelas quais os/as professores/as vão se constituindo enquanto docentes homossexuais e discutir como esses/as professores/as vão se produzindo nas relações de poder, nas relações com o outro e, sobretudo, como se relacionam com a instituição escolar. As narrativas obtidas apontam que assumir-se enquanto professor/a homossexual organiza a forma com que o sujeito se comporta dentro escola, vivenciando um contínuo processo de negociação com o outro e consigo mesmo. Além disso, esses/as professores/as vão corajosamente criando suas próprias existências e se distanciando do padrão heteronormativo de ser. Isso é significativo, pois eles e elas rompem com a heteronormatividade, colocam em suspensão as crenças e as lógicas binárias que estão ao nosso redor nos cerceando da experienciação de diferentes modos de vida.

Keywords : Professores/as homossexuais; Constituição docente; Sexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )