SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Education and technology: the crisis of intelligenceUse of digital technologies in school: a study based on the reports of Brazilian Public Policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FEIL, Gabriel Sausen. O método biografemático: escritura nova em educação. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e29466.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644429466.

Este artigo propõe um método que tange o modo como escrevemos sobre os autores da área educacional. Tal método se intitula “Método Biografemático” por se constituir a partir da noção de biografema, apresentada por Roland Barthes em Sade Fourier, Loyola (2005a), A câmara clara (1984) e Preparação do romance (2005c). O artigo se justifica por pensar em novas formas de expressar a escrita em Educação. A sua conclusão se expressa na articulação, no plano teórico, entre a noção de biografema e o que Gilles Deleuze e Félix Guattari (1992) chamam de personagem conceitual, figura estética e tipo psicossocial. Conforme o artigo argumenta, quando uma escritura se apropria de uma figura estética ou de um personagem conceitual ou de um tipo psicossocial, necessariamente, não se apropria do autor enquanto Sujeito, o que é condição para a tarefa de encontrar (inventar) traços biografemáticos.

Keywords : Método; Biografema; Escritura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )