SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Technologies and Education: UNESCO's discourseThe educational right to primary education in the relations of the communicative action of the State in the face of society in the Province of Pará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

PAVAO, Ana Cláudia Oliveira  and  SACCOL, Lilian Roberta Ilha. A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantes. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e31621.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431621.

O presente artigo procura compreender de que modo as produções audiovisuais, por meio das tecnologias educacionais em rede, promovem processos de autoria e coautoria dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório, qualitativo, seguindo o delineamento de pesquisa ação. A observação participante e o questionário de autoavaliação foram adotados como instrumentos de produção de dados neste estudo, que teve como público-alvo estudantes do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de propostas pedagógicas entrelaçadas às tecnologias educacionais em rede, especialmente, a produção audiovisual. A análise de conteúdo foi adotada para a interpretação dos dados, apontando a existência de quatro categorias de análise, quais sejam: tecnologias educacionais em rede; autoria e coautoria; produção audiovisual na escola e aprendizagem/desaprendizagem. Como resultado, os estudantes mostraram-se autores e coautores de seu processo de aprendizagem, a partir da criação de produções audiovisuais.

Keywords : Produção audiovisual; Autoria e coautoria; Tecnologias educacionais em rede.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )