SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Tecnologias e Educação: O discurso da UNESCOO direito educacional ao ensino primário nas relações do agir comunicativo do Estado em face da sociedade na Província do Pará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PAVAO, Ana Cláudia Oliveira  y  SACCOL, Lilian Roberta Ilha. A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantes. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e31621.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431621.

O presente artigo procura compreender de que modo as produções audiovisuais, por meio das tecnologias educacionais em rede, promovem processos de autoria e coautoria dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório, qualitativo, seguindo o delineamento de pesquisa ação. A observação participante e o questionário de autoavaliação foram adotados como instrumentos de produção de dados neste estudo, que teve como público-alvo estudantes do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de propostas pedagógicas entrelaçadas às tecnologias educacionais em rede, especialmente, a produção audiovisual. A análise de conteúdo foi adotada para a interpretação dos dados, apontando a existência de quatro categorias de análise, quais sejam: tecnologias educacionais em rede; autoria e coautoria; produção audiovisual na escola e aprendizagem/desaprendizagem. Como resultado, os estudantes mostraram-se autores e coautores de seu processo de aprendizagem, a partir da criação de produções audiovisuais.

Palabras clave : Produção audiovisual; Autoria e coautoria; Tecnologias educacionais em rede.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )