SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantesRecriações de papeis sociais sobre família no brincar de crianças pequenas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CORREA, Paulo Sérgio de Almeida  y  COSTA, Renato Pinheiro da. O direito educacional ao ensino primário nas relações do agir comunicativo do Estado em face da sociedade na Província do Pará. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35456.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435456.

O presente estudo objetivou identificar as relações estabelecidas entre os sujeitos sociais e o Estado, por meio da comunicação ocorrida através da linguagem empregada nos textos legislativos dos presidentes da Província do Estado do Pará, à época do período imperial. Quais os mecanismos acionados pela sociedade para ter acesso ao direito educacional nas vilas do interior da então Província do Pará, durante o período imperial? Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental concernente ao século XIX. Além de instituir sua interferência na sociedade a partir das regras jurídicas, o Estado brasileiro e suas Províncias, na fase imperial, também faziam circular as normas regulamentadoras por meio dos jornais, relatórios, a imprensa, na organização e funcionamento curricular, na seleção dos conhecimentos oficiais ensinados nas instituições escolares, e pela inspeção e controle sobre o trabalho dos professores, de modo a incluir o outro na teia discursiva baseada na racionalidade das ações públicas e da forma como se efetiva a distribuição dos papeis sociais, principalmente tendo a oferta do direito à educação e o acesso às Escolas de Primeiras Letras como suas premissas na concessão de privilégios e imposição de deveres.

Palabras clave : Estado e sociedade; Província do Pará; Direito à educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )