SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44The educational right to primary education in the relations of the communicative action of the State in the face of society in the Province of ParáSocial Representations of informal workers, with low education and unemployed in the schooling process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento  and  RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Recriações de papeis sociais sobre família no brincar de crianças pequenas. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34956.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434956.

O presente estudo pretende analisar a rotina de brincadeiras de papéis sociais sobre relações familiares que as crianças empreendem em suas interações com parceiros de idade no contexto da Educação Infantil. Participaram da pesquisa 25 crianças, com trinta e seis meses de idade, integrantes de uma instituição municipal de Educação Infantil. Os dados foram produzidos por meio da perspectiva etnográfica, através de observações, filmagens e registros em notas de campo dos momentos de brincadeiras de livre escolha das crianças no parquinho, na brinquedoteca e durante atividades não direcionadas pelo adulto, dentro da sala de referência do grupo. Do conjunto de 102 cenas interativas analisadas, no intuito de fornecer suportes empíricos à discussão, foi escolhido o episódio “Dois pais” para dar visibilidade aos achados e por apresentar aspectos considerados relevantes para o alcance do objetivo central elencado para o presente trabalho. Os resultados do estudo comprovam que, em situações de brincadeiras com pares de idade, as crianças constroem, negociam e compartilham significados, indicando compreensões de relações e de papeis sociais desempenhados no contexto familiar, sinalizando fragmentos perceptivos/interpretativos a respeito desse contexto social.

Keywords : Brincadeira; Culturas da Infância; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )