SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44O direito educacional ao ensino primário nas relações do agir comunicativo do Estado em face da sociedade na Província do ParáRepresentações Sociais de Trabalhadores com Baixa Escolaridade, Informais e Desempregados sobre a Escolarização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento  y  RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Recriações de papeis sociais sobre família no brincar de crianças pequenas. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34956.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434956.

O presente estudo pretende analisar a rotina de brincadeiras de papéis sociais sobre relações familiares que as crianças empreendem em suas interações com parceiros de idade no contexto da Educação Infantil. Participaram da pesquisa 25 crianças, com trinta e seis meses de idade, integrantes de uma instituição municipal de Educação Infantil. Os dados foram produzidos por meio da perspectiva etnográfica, através de observações, filmagens e registros em notas de campo dos momentos de brincadeiras de livre escolha das crianças no parquinho, na brinquedoteca e durante atividades não direcionadas pelo adulto, dentro da sala de referência do grupo. Do conjunto de 102 cenas interativas analisadas, no intuito de fornecer suportes empíricos à discussão, foi escolhido o episódio “Dois pais” para dar visibilidade aos achados e por apresentar aspectos considerados relevantes para o alcance do objetivo central elencado para o presente trabalho. Os resultados do estudo comprovam que, em situações de brincadeiras com pares de idade, as crianças constroem, negociam e compartilham significados, indicando compreensões de relações e de papeis sociais desempenhados no contexto familiar, sinalizando fragmentos perceptivos/interpretativos a respeito desse contexto social.

Palabras clave : Brincadeira; Culturas da Infância; Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )