SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Recriações de papeis sociais sobre família no brincar de crianças pequenasEducação Popular e Resistência: as escolas populares de saúde no Timor-Leste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ROSSO, Ademir José et al. Representações Sociais de Trabalhadores com Baixa Escolaridade, Informais e Desempregados sobre a Escolarização. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32852.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432852.

O artigo analisa as representações sociais (RS) de trabalhadores (N=145) com baixa escolaridade, informais e desempregados sobre a escolarização. A abordagem teórica das RS é a dimensional de Moscovici associada às discussões sobre escolarização parental. As informações foram coletadas em entrevistas semiestruturadas sobre escolarização pessoal e de seus filhos. Os softwares Alceste e Nvivo e a análise de conteúdo foram utilizados no tratamento das informações para descrever as atitudes, conhecimentos e imagens sobre a escolarização. A produção discursiva formou quatro classes: educação escolar e familiar; interações com a escola; contingências na escolarização; conquistas pessoais e familiares na escolarização. O contexto social e das experiências pessoais dos participantes da pesquisa e de seus filhos com a escola indicam a formação de três representações sociais. A escolarização como: utilidade subordinada às necessidades e projetos familiares ligadas ao trabalho; como complemento ao processo educacional doméstico voltado aos aspectos morais e dos cuidados parentais; e, como correção e disciplinamento para o convívio social.

Palavras-chave : Escolarização; Pais trabalhadores; Relação emprego-escolaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )