SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Popular Education and Resistence: the popular health schools in East TimorWritten production and teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MARINO FILHO, Armando. Processo educativo e personalidade: cuidado e superação do sofrimento psicológico. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35065.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435065.

Este artigo objetiva tratar das consequências do processo educativo na formação da personalidade dos indivíduos; resulta de revisão bibliográfica e da prática do autor em ensino e psicoterapia fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural; responde à necessidade dos educadores considerarem a afetividade como condição essencial para os processos cognitivos e formação do ser social; toma como eixo do processo educativo a significação social e o sentido pessoal; sugere que as contradições na formação da personalidade podem se transformar em sofrimento e conflito psicológico por meio de uma ruptura entre significado social e sentido pessoal. Os resultados apontam que, os sujeitos podem alcançar, também por meio da educação, o domínio dos meios de orientação e controle de suas relações, superando as contradições que o levam ao sofrimento psicológico durante o processo educativo. Conclui-se, portanto, que a educação tem um duplo caráter humanizador da personalidade, pode tanto causar sofrimento como empoderamento nos sujeitos para superação das contradições geradoras de conflito psicológico.

Keywords : Educação; Psicologia Histórico-Cultural; Sofrimento Psicológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )