SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Educação Popular e Resistência: as escolas populares de saúde no Timor-LesteA produção escrita e a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MARINO FILHO, Armando. Processo educativo e personalidade: cuidado e superação do sofrimento psicológico. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35065.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435065.

Este artigo objetiva tratar das consequências do processo educativo na formação da personalidade dos indivíduos; resulta de revisão bibliográfica e da prática do autor em ensino e psicoterapia fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural; responde à necessidade dos educadores considerarem a afetividade como condição essencial para os processos cognitivos e formação do ser social; toma como eixo do processo educativo a significação social e o sentido pessoal; sugere que as contradições na formação da personalidade podem se transformar em sofrimento e conflito psicológico por meio de uma ruptura entre significado social e sentido pessoal. Os resultados apontam que, os sujeitos podem alcançar, também por meio da educação, o domínio dos meios de orientação e controle de suas relações, superando as contradições que o levam ao sofrimento psicológico durante o processo educativo. Conclui-se, portanto, que a educação tem um duplo caráter humanizador da personalidade, pode tanto causar sofrimento como empoderamento nos sujeitos para superação das contradições geradoras de conflito psicológico.

Palavras-chave : Educação; Psicologia Histórico-Cultural; Sofrimento Psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )