SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Education process and personality: attention and overcoming of psychological suffering.Active methodologies in Geography classes in High School as a stimulus to youth protagonism. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

NOGARO, Arnaldo; PORTO, Ana Paula Teixeira  and  PORTO, Luana Teixeira. A produção escrita e a formação de professores. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e30978.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430978.

Este artigo trata da escrita como experiência de formação para estudantes e professores. Historicamente a escola assumiu como suas funções ensinar a ler e a escrever, com o passar do tempo privilegiou a leitura em detrimento da escrita, o que faz com que saiamos dela sem experiências mais significativas ou com habilidade de escrever. A investigação que originou este artigo é de natureza teórico-bibliográfica, de cunho qualitativo. A incursão na literatura permitiu encontrar autores para amparar teoricamente a reflexão e a interpretação da temática proposta. A interlocução com obras de estudiosos como Barthes, Marques, Bianchetti e Machado possibilitou o aprofundamento a respeito do escrever como prática de conhecimento e autoria, bem como alçar questionamentos e construir argumentos em favor da escrita e sua relação com a formação de professores. As descobertas permitem afirmar que a escrita é secundarizada na escola e que os professores, em sua grande maioria, temem-na e não a utilizam como experiência para a sua formação e a formação dos estudantes. A escrita pode ser um recurso poderoso em favor da inclusão e do empoderamento político, no entanto, o estranhamento em relação a ela faz com que se percam oportunidades de crescimento pessoal e de expressão de ideias.

Keywords : Escrita; Formação de professores; Autoria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )