SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Processo educativo e personalidade: cuidado e superação do sofrimento psicológico.Metodologias ativas nas aulas de Geografia no Ensino Médio como estímulo ao protagonismo juvenil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

NOGARO, Arnaldo; PORTO, Ana Paula Teixeira  y  PORTO, Luana Teixeira. A produção escrita e a formação de professores. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e30978.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430978.

Este artigo trata da escrita como experiência de formação para estudantes e professores. Historicamente a escola assumiu como suas funções ensinar a ler e a escrever, com o passar do tempo privilegiou a leitura em detrimento da escrita, o que faz com que saiamos dela sem experiências mais significativas ou com habilidade de escrever. A investigação que originou este artigo é de natureza teórico-bibliográfica, de cunho qualitativo. A incursão na literatura permitiu encontrar autores para amparar teoricamente a reflexão e a interpretação da temática proposta. A interlocução com obras de estudiosos como Barthes, Marques, Bianchetti e Machado possibilitou o aprofundamento a respeito do escrever como prática de conhecimento e autoria, bem como alçar questionamentos e construir argumentos em favor da escrita e sua relação com a formação de professores. As descobertas permitem afirmar que a escrita é secundarizada na escola e que os professores, em sua grande maioria, temem-na e não a utilizam como experiência para a sua formação e a formação dos estudantes. A escrita pode ser um recurso poderoso em favor da inclusão e do empoderamento político, no entanto, o estranhamento em relação a ela faz com que se percam oportunidades de crescimento pessoal e de expressão de ideias.

Palabras clave : Escrita; Formação de professores; Autoria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )