SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Metodologias ativas nas aulas de Geografia no Ensino Médio como estímulo ao protagonismo juvenilEducação Ambiental no Brasil: reflexões a partir da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2005-2014) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

GAMA, Adma Emanuelle  e  LIMA, Walter Matias. O aprender e o ensinar a partir da obra Que é uma coisa?, de Martin Heidegger. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e37922.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437922.

O presente trabalho, decorrente de uma pesquisa bibliográfica através do método de análise do conteúdo, visa pensar acerca do aprender e do ensinar a partir do princípio matemático, tá mathemata, retomado por Heidegger. Nossa proposta traz como texto base a obra de Heidegger O que é uma coisa? (1935 - 1936). A obra é organizada em duas partes: uma parte preparatória e uma parte principal dividida em dois capítulos. Nosso texto retomará a parte preparatória na qual, Heidegger, através da questão Que é uma coisa?, visa compreender se há um saber que determina os fundamentos e limites da ciência ou se é a ciência o padrão de medida do saber, e também o primeiro capítulo da parte principal, no intuito de abordarmos a discussão acerca do princípio matemático que provém etimologicamente do grego tá mathemata, o que se pode aprender - Manthanoein - e ao mesmo tempo, consequentemente o que se pode ensinar - Mathesis - que significa lição e traz um duplo sentido: ir a uma lição e aprender e aquilo que é ensinado. Matemático é compreendido como um pré-requisito para que se aprenda e ensine acerca de qualquer coisa. Assim, nossa proposta é considerar no princípio grego tá mathemata, como assumido por Heidegger, um ensinar que ressalta a exigência de despertar no estudante o sentido de um autêntico aprendizado ao invés de uma simples transferência de um determinado assunto.

Palavras-chave : Tá Mathemata; Aprender; Ensinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )