SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Learning and teaching from Martin Heidegger’s What’s a Thing?PROEJA in IFMT: Inclusion or exclusion possibilities? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SILVA, Carlos Eduardo Marques da  and  TEIXEIRA, Simone Ferreira. Educação Ambiental no Brasil: reflexões a partir da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2005-2014). Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e36261.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436261.

A Educação Ambiental tem sido apontada como caminho para concretização de formas renovadas na relação homem-ambiente diante dos graves problemas sociais e ambientais da atualidade. Buscou-se refletir sua institucionalização a partir da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, no intuito de identificar e caracterizar a atenção dedicada à consolidação de uma Educação orientada para os princípios da Sustentabilidade, no Brasil. O artigo constitui-se num levantamento bibliográfico-documental, e procura refletir como os preceitos instituídos como pertinentes a uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável tem se consubstanciado na realidade brasileira, discutindo questões relativas à sua institucionalização, internalização nos currículos escolares e financiamento público. Verifica-se, a despeito da larga produção acadêmica e institucional, que tal educação permanece marginal e secundária na realidade brasileira.

Keywords : Políticas Públicas; Educação; Sustentabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )