SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Environmental Education in Brazil: reflections from the Decade of Education for Sustainable Development of the United Nations (2005-2014)Training in Education: contributions in the pedagogical practice of egress professor of Federal Institutes of Brazil in the area of Technical Knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

BITTENCOURT, Nadir de Fátima Borges; ALBERTO, Maria de Fatima Pereira  and  SANTOS, Antonio Cezar da Costa. PROEJA no IFMT: Possibilidades de inclusão ou exclusão?. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35818.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435818.

Este artigo objetiva apresentar alguns fatores de exclusão e de inclusão de alunos do PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - a partir de dados de uma pesquisa qualitativa e de outra quantitativa. Como embasamento teórico, utilizou-se a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1993), que concebe o ser humano histórica e socialmente construído. A amostra compreendeu 184 participantes, discentes (jovens e adultos) e docentes do programa PROEJA, no período de 2010 a 2013. Analisaram-se os dados qualitativos utilizando as práticas discursivas de Spink (2004), com Mapas de Associação e repertórios interpretativos; na quantitativa, usou-se o SPSS. Os dados apontaram que existem fatores na operacionalização do PROEJA possibilitadores de inclusão, como grande alcance social, recuperação da escolaridade, efetivação da cidadania e inserção no trabalho. Por outro lado, a não contextualização dos conteúdos, a não flexibilização dos cursos, os currículos não adequados e a falta de capacitação dos docentes podem desestimular o aluno e provocar a exclusão.

Keywords : Educação de adultos; Exclusão; Inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )