SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Formação em Educação: contribuições na prática pedagógica do egresso professor dos Institutos Federais do Brasil na área dos Saberes TécnicosA educação moral na escola: revisões e alternativas a partir das contribuições da Psicologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ROCKETT, Ananda Nocchi; LUNA, José Marcelo Freitas  y  GUERRA, Antônio Fernando Silveira. Educação Ambiental e consumismo: considerações sobre ações desenvolvidas pelo Terra Limpa. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e31853.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431853.

O presente artigo tem como foco discutir as ações de Educação Ambiental sobre consumismo, desenvolvidas pelo Programa Terra Limpa - Educação Ambiental, criado em 1998, em Balneário Camboriú. Da revisão de literatura feita sobre o Programa, emerge como lacuna a seguinte: estudos sobre consumismo. Para isto realizou-se a análise de conteúdo dos Planos de Ação do referido Programa, no período de 2012 a 2016. A presente pesquisa tem como objetivo geral enunciar as ações de Educação Ambiental que vêm sendo desenvolvidas pelo Programa, em torno do consumismo. Especificamente este artigo tem como objetivos os seguintes: apontar as ações previstas nesses documentos; e compreender de que forma são desenvolvidas. Com orientação metodológica de cunho qualitativo, a técnica utilizada foi a pesquisa documental, tendo como caminho para a interpretação dos dados gerados a análise de conteúdo. Os resultados, até o momento, demonstram que estão incluídas no Programa ações voltadas ao consumo consciente, aos resíduos sólidos e à reciclagem. As formas pelas quais o Programa desenvolve suas ações são por meio de palestras, oficinas, promoção de gestão ambiental nas escolas, consultoria para estudantes, desenvolvimento de campanhas e atividades de sensibilização. A partir do que foi possível observar com este estudo, a reflexão sobre as ações de Educação Ambiental que vêm sendo desenvolvidas pelo Programa Terra Limpa, em relação ao consumismo, pode apontar novas possibilidades, e quem sabe direcionar as atividades desenvolvidas, cada vez mais para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e fortalecidos para exercerem sua cidadania.

Palabras clave : Educação Ambiental; Consumismo; Resíduos Sólidos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )