Educação UFSM
Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444
Abstract
LEPRE, Rita Melissa. A educação moral na escola: revisões e alternativas a partir das contribuições da Psicologia. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e36436. Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644436436.
O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão da Educação Moral na escola brasileira, a partir de documentos oficiais, e propor alternativas para a práxis docente nesta área do conhecimento, com base nos estudos da Psicologia e Epistemologia Genética. Para tanto, realizamos uma pesquisa analítica de revisão da Educação Moral no Brasil e sobre a necessidade de resgatar esse tema frente aos novos desafios contemporâneos no que tange a construção de valores morais, sob a perspectiva piagetiana. Os resultados demonstram a necessidade premente de retomar a questão da educação em valores nas pautas educacionais e ratifica a importância do diálogo interdisciplinar entre a Psicologia e a Educação voltado a esse fim.
Keywords : Educação Moral; Escola; Práxis Docente.