SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Educação Ambiental e consumismo: considerações sobre ações desenvolvidas pelo Terra LimpaA condição esportiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

LEPRE, Rita Melissa. A educação moral na escola: revisões e alternativas a partir das contribuições da Psicologia. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e36436.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436436.

O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão da Educação Moral na escola brasileira, a partir de documentos oficiais, e propor alternativas para a práxis docente nesta área do conhecimento, com base nos estudos da Psicologia e Epistemologia Genética. Para tanto, realizamos uma pesquisa analítica de revisão da Educação Moral no Brasil e sobre a necessidade de resgatar esse tema frente aos novos desafios contemporâneos no que tange a construção de valores morais, sob a perspectiva piagetiana. Os resultados demonstram a necessidade premente de retomar a questão da educação em valores nas pautas educacionais e ratifica a importância do diálogo interdisciplinar entre a Psicologia e a Educação voltado a esse fim.

Palabras clave : Educação Moral; Escola; Práxis Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )