SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44The moral education in the school: revisions and alternatives based on the contributions of PsychologyThe planning of teacher and evaluation: a reflection on their reflexes in the school repetition of the pupils of the schools of the 1st Cycle in Cabinda/Angola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FURTADO, Renan Santos  and  BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. A condição esportiva. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e36264.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436264.

Compreende-se que discutir questões conceituais é um importante pressuposto para a formação e intervenção profissional, para isto, construiu-se um ensaio que discute conceitualmente o esporte. A ideia é favorecer o debate da formação, partindo do campo da Educação, uma vez que o esporte é um conteúdo de componente curricular da educação básica, e abrange diferentes áreas, constituindo-se como um fenômeno da modernidade. Utilizou-se um quadro teórico formado por autores que discutem a categoria esporte no Brasil e, também, foram feitas releituras por meio da incorporação de conceitos e elaborações de Bourdieu (1983) e Elias e Dunning (1992). No itinerário do texto é realizado um exame do processo de transformação experimentado pelas práticas corporais, sobretudo o jogo. Tal processo de transformação tem sido tratado na literatura como esportivização. Segundo os argumentos apresentados, conclui-se que práticas corporais são colocadas gradualmente sob uma condição que as tornam esportes - a condição esportiva - podendo cessar, gradualmente, retornando-as à forma original.

Keywords : Condição Esportiva; Esporte; Esportivização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )