SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A educação moral na escola: revisões e alternativas a partir das contribuições da PsicologiaO planejamento docente e a avaliação: uma reflexão sobre os seus reflexos na repetência escolar dos alunos das escolas do I Ciclo em Cabinda/Angola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FURTADO, Renan Santos  e  BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. A condição esportiva. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e36264.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436264.

Compreende-se que discutir questões conceituais é um importante pressuposto para a formação e intervenção profissional, para isto, construiu-se um ensaio que discute conceitualmente o esporte. A ideia é favorecer o debate da formação, partindo do campo da Educação, uma vez que o esporte é um conteúdo de componente curricular da educação básica, e abrange diferentes áreas, constituindo-se como um fenômeno da modernidade. Utilizou-se um quadro teórico formado por autores que discutem a categoria esporte no Brasil e, também, foram feitas releituras por meio da incorporação de conceitos e elaborações de Bourdieu (1983) e Elias e Dunning (1992). No itinerário do texto é realizado um exame do processo de transformação experimentado pelas práticas corporais, sobretudo o jogo. Tal processo de transformação tem sido tratado na literatura como esportivização. Segundo os argumentos apresentados, conclui-se que práticas corporais são colocadas gradualmente sob uma condição que as tornam esportes - a condição esportiva - podendo cessar, gradualmente, retornando-as à forma original.

Palavras-chave : Condição Esportiva; Esporte; Esportivização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )