SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44The sports conditionPanorama of the evaluation process in Youth and Adult Education in Vila Velha, Espírito Santo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MAVUNGO, Fernando Abel. O planejamento docente e a avaliação: uma reflexão sobre os seus reflexos na repetência escolar dos alunos das escolas do I Ciclo em Cabinda/Angola. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e38951.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438951.

Este artigo versa sobre o planejamento docente, a avaliação e a repetência escolar, ecoando as preocupações da sociedade cabindense, concernentes ao elevado número de alunos que reprovam de classe. O objetivo que o norteia busca a partir da análise das publicações relacionadas com essas três categorias, refletir sobre o que é dito e o que é feito em suas ocorrências nas escolas do I Ciclo em Cabinda e sobre os seus reflexos na realidade escolar dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, cujos objetos de análise e reflexão foram os documentos oficiais do Ministério da Educação, livros e artigos produzidos por pesquisadores locais e estrangeiros, assim como alguns trabalhos feitos por professores que lecionam nesse ciclo. Neste estudo ficou notório que, embora as pesquisas mostram a relevância desses instrumentos no êxito do processo pedagógico, os mesmos no cotidiano de muitos professores dessas escolas não passam de simples formalidade, ao carecer das ações concretas que situam os seus alunos no cerne das atividades que são planejadas, executadas e avaliadas nas salas de aulas, tendo-os como sujeitos concretos. Reconhece-se que para um maior afloramento das questões que foram levantadas nessa pesquisa, precisa-se de mais estudos, visando subsidiar a atuação desses professores nos seus planejamentos e nas suas avaliações. Neste estudo concluiu-se que a qualidade do planejamento diário dos professores do I ciclo tem reflexos nos resultados das avaliações dos alunos e incidem nos índices da repetência escolar que são observados nessas escolas.

Keywords : Planejamento docente; Avaliação; Repetência escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )