SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Writings of New Catholic Communities and religions of African matrices in the classroom: religious violenceCritical Education: An alliance between Environmental Education and M-learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SANTOS JUNIOR, Flávio Nunes dos  and  NEIRA, Marcos Garcia. Contribuições do pós-colonialismo para o currículo cultural da Educação Física. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e37352.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437352.

Percepções apressadas afirmam que os problemas do colonialismo foram dissolvidos, finalizados, e que agora vivemos numa época livre de qualquer conflito ou tensão. O pensamento pós-colonial acena o contrário. Persiste um nítido reconhecimento que forças de dominação apenas se ressignificaram, marcando a passagem de uma configuração ou conjuntura histórica de poder para outra, assim, problemas de dependência, subdesenvolvimento e marginalização, situações bem características do período colonial, persistem de maneira vigorosa na pós-colonialidade. Num esforço para descolonizar o currículo da Educação Física, um grupo de docentes deixou-se inspirar pelos argumentos pós-colonialistas e desenvolveu experiências pedagógicas em escolas públicas de Ensino Fundamental. Os documentos que os professores produziram como forma de registro da prática pedagógica foram submetidos ao confronto com o referencial pós-colonial de Homi Bhabha e da perspectiva cultural da Educação Física. Os resultados evidenciam uma prática político-pedagógica a favor de quem sofreu, e ainda sofre, com a mão pesada do poder imperial colonial.

Keywords : Educação Física; Pós-colonialismo; Currículo cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )