SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Escritos de Comunidades Novas Católicas e as religiões de matrizes africanas em sala de aula: violências religiosasEducação Crítica: Uma aliança entre Educação Ambiental e M-learning índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SANTOS JUNIOR, Flávio Nunes dos  e  NEIRA, Marcos Garcia. Contribuições do pós-colonialismo para o currículo cultural da Educação Física. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e37352.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437352.

Percepções apressadas afirmam que os problemas do colonialismo foram dissolvidos, finalizados, e que agora vivemos numa época livre de qualquer conflito ou tensão. O pensamento pós-colonial acena o contrário. Persiste um nítido reconhecimento que forças de dominação apenas se ressignificaram, marcando a passagem de uma configuração ou conjuntura histórica de poder para outra, assim, problemas de dependência, subdesenvolvimento e marginalização, situações bem características do período colonial, persistem de maneira vigorosa na pós-colonialidade. Num esforço para descolonizar o currículo da Educação Física, um grupo de docentes deixou-se inspirar pelos argumentos pós-colonialistas e desenvolveu experiências pedagógicas em escolas públicas de Ensino Fundamental. Os documentos que os professores produziram como forma de registro da prática pedagógica foram submetidos ao confronto com o referencial pós-colonial de Homi Bhabha e da perspectiva cultural da Educação Física. Os resultados evidenciam uma prática político-pedagógica a favor de quem sofreu, e ainda sofre, com a mão pesada do poder imperial colonial.

Palavras-chave : Educação Física; Pós-colonialismo; Currículo cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )