SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Contributions of postcolonialism to the cultural curriculum of Physical EducationEtec de Piedade/SP: ten years of an approach that transcends vocational technical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SANTOS, Amanda Pereira; SILVA, Eder Batista da; CANDEIAS, Ana Lúcia Bezerra  and  COSTA, Maria Aparecida Tenório da. Educação Crítica: Uma aliança entre Educação Ambiental e M-learning. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e37004.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644437004.

O Bairro do Recife, um patrimônio do estado de Pernambuco, possui uma dinâmica única, e faz parte do imaginário cultural e afetivo dos recifenses, por ser parte da história da formação tanto da cidade, como também do estado. Dessa forma, é importante que o mesmo seja trabalhado na sala de aula, de forma interdisciplinar, aproximando os conteúdos formais com o cotidiano dos estudantes. Para superar esse desafio, um trabalho de educação ambiental atrelado às tecnologias móveis é essencial, pois assim o processo de aprendizado acompanhará o ritmo frenético do mundo globalizado. Diante de dessa realidade a educação ambiental, em conjunto com o M-learning, respeita o tempo de aprendizagem de cada aluno, e possibilita a construção de conhecimento a qualquer hora e lugar. O objetivo da pesquisa é analisar a maneira como os alunos do ensino médio se apropriam de conhecimentos acerca do Bairro do Recife utilizando as tecnologias móveis. Para isso fez-se uso da metodologia qualitativa durante a realização de oficinas participativas com estudantes dos três anos do ensino médio de uma escola de referência da cidade do Recife. Durante as atividades desenvolvidas os participantes puderam utilizar os smartphones para pesquisar e compartilhar notícias. A observação pelo olhar da sociologia reflexiva e a análise dos discursos dos educandos permitiu afirmar que as tecnologias móveis são ferramentas importantes no processo de ensino e aprendizagem, e com o adequado emprego destas é possível refletir criticamente na construção de novos conhecimentos acerca do Bairro do Recife.

Keywords : Educação crítica; M-learning; Bairro do Recife.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )