SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44From oral sources to visual sources: narratives of the actions of the cultural Mobral in outback the Alagoas (1973-1985)Bartleby and the contingency: knowing-doing- with the impossible author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

DELGADO, Darlan Marcelo; GOMES, Luiz Roberto  and  PESSOA, Maria Betânia Darcie. Tecnologias Etéreas e a Educação Profissional: refletindo a gestão educacional pela teoria crítica. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e30629.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430629.

O presente ensaio aborda as tendências do progresso tecnológico e suas interconexões com a educação, particularmente no que tange à formação de professores, no cenário contemporâneo. O escopo de interesse é a Educação Profissional e Tecnológica, suas demandas sociais potenciais e os desdobramentos e impactos hipotéticos da crescente difusão de tecnologias etéreas ou incorpóreas no mundo social e, particularmente, no mundo do trabalho. Por meio de referencial teórico-epistemológico assentado na Filosofia da Tecnologia e nas contribuições de Jürgen Habermas, esboça-se um quadro analítico para tratar da formação de professores, considerando as possibilidades inerentes a alguns instrumentos de gestão educacional, que podem contribuir ao enfrentamento da realidade educacional atualmente. As noções de aprendizagem organizacional e de comunidades de prática são apresentadas como abordagens potencialmente frutíferas à formação de professores.

Keywords : Educação Profissional; Gestão educacional; Teoria crítica da sociedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )