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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
DELGADO, Darlan Marcelo; GOMES, Luiz Roberto y PESSOA, Maria Betânia Darcie. Tecnologias Etéreas e a Educação Profissional: refletindo a gestão educacional pela teoria crítica. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e30629. Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644430629.
O presente ensaio aborda as tendências do progresso tecnológico e suas interconexões com a educação, particularmente no que tange à formação de professores, no cenário contemporâneo. O escopo de interesse é a Educação Profissional e Tecnológica, suas demandas sociais potenciais e os desdobramentos e impactos hipotéticos da crescente difusão de tecnologias etéreas ou incorpóreas no mundo social e, particularmente, no mundo do trabalho. Por meio de referencial teórico-epistemológico assentado na Filosofia da Tecnologia e nas contribuições de Jürgen Habermas, esboça-se um quadro analítico para tratar da formação de professores, considerando as possibilidades inerentes a alguns instrumentos de gestão educacional, que podem contribuir ao enfrentamento da realidade educacional atualmente. As noções de aprendizagem organizacional e de comunidades de prática são apresentadas como abordagens potencialmente frutíferas à formação de professores.
Palabras clave : Educação Profissional; Gestão educacional; Teoria crítica da sociedade.