SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Tecnologias Etéreas e a Educação Profissional: refletindo a gestão educacional pela teoria críticaEfeitos de sujeição: Programa Ciência sem Fronteiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

KIERNIEW, Janniny Gautério  y  MOSCHEN, Simone Zanon. Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e30745.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430745.

Este ensaio propõe uma reflexão que parte da narrativa literária Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, escrita em 1853 por Herman Melville. O objetivo é operar com as noções de contingência e de saber-fazer-com o impossível, no campo da educação. Apoiado no pressuposto freudiano de que educar é uma das profissões que opera com o impossível e em diálogo com a leitura de Giorgio Agamben, que localiza no clássico de Melville a manifestação da contingência absoluta, este texto propõe que Bartleby, ao sustentar um lugar de resistência, em que a impossibilidade é compreendida como pura potência, promove um corte e instala um espaço para que alguma coisa que não estava dada a priori possa aparecer. Dessa forma, pensa-se que o personagem oferece pistas para inventar modos de um saber-fazer-com o impossível que pode interessar à educação. É por meio da narrativa literária de Herman Melville, articulada em torno do “preferiria não”, que se evidenciam coordenadas de uma constelação ética para um saber-fazer-com o impossível no campo da educação.

Palabras clave : Educação; Impossível; Contingência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )