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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LINGNAU, Carina Merkle  e  NAVARRO, Pedro. Efeitos de sujeição: Programa Ciência sem Fronteiras. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e31938.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431938.

Vivemos em um momento histórico em que a globalização é a palavra de ordem. A busca pelas relações globalizadas exige contato com outros países e preza pela internacionalização. Essa internacionalização aciona conexões no campo educacional, social, econômico, jurídico entre outros. Nessa parceria entre globalização e internacionalização que ora são complementares, ora sinonímias, ocorre simultaneamente outra parceria: poder-saber. É nesse clima de globalização/internacionalização e de poder-saber que o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) é idealizado e politicamente instituído pelo governo brasileiro nas instituições de ensino superior (IES). O objetivo deste artigo é refletir sobre os efeitos de governamentalidade percebidos nos discursos produzidos sobre o CsF nas sequências enunciativas (SEs) do corpus elencado para esse artigo. Como metodologia, utilizamos levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas narrativas (BAUER; GASKEL, 2002) e método arquegenealógico (FOUCAULT, 1999, 2008a, 2014a). Nossas discussões têm suporte teórico em Foucault (1995, 1999, 2008a, 2008b, 2008a ,2014b, 2015a, 2015b), Veiga-Neto (1999), Veyne (2011), Bauman (1999), entre outros. Percebemos que os efeitos de sujeição nas SEs analisadas divergem das proposições sugeridas pelo CsF, divergências essas que se materializam na dificuldade dos envolvidos no CsF com o uso da língua inglesa e por consequência o obstáculo em fazer parte efetivamente de pesquisa e de extensão.

Palavras-chave : Globalização; Discurso; Internacionalização.

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