SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Education sciences: epistemological specificity, objectivity and pedagogical practiceYoung People and Adult Education, Multigraded Teaching and Digital Learning Resources: an attempt dialogue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

BRITO, Angela do Céu Ubaiara  and  KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A mediação na Educação Infantil: possibilidade de aprendizagem. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e36248.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436248.

A educação Infantil favorece contexto de aprendizagem para a criança quando possibilita um processo de mediação. A mediação na educação é a intervenção que estabelece relações intermediárias para a aprendizagem. O trabalho trata de um ensaio bibliográfico que discute na obra de Lev Vygotski o processo de mediação na educação e em autores da infância a possibilidade de aprendizagem por meio da mediação na educação infantil. O texto discute um percurso de mediação que possibilita uma multiplicidade de ações para a compreensão da aprendizagem que parte do interesse da criança. A criança no processo de mediação é envolvida por relações indiretas, ou seja, uma ação mediada pelo meio para realizar alguma atividade. A discussão aponta que o ambiente para a criança na educação infantil tem múltiplas aprendizagem a partir de situações mediadas por signos, instrumentos e sujeitos mais experientes, no qual possibilita a construção do conhecimento na ampliação das experiências tornando as crianças sujeitos ativos de sua aprendizagem.

Keywords : Mediação; Aprendizagem; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )