SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Ciências da educação: especificidade epistemológica, objetividade e prática pedagógicaEducação de Jovens e Adultos, Multisseriação e Recursos Didáticos Digitais: uma tentativa de diálogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

BRITO, Angela do Céu Ubaiara  e  KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A mediação na Educação Infantil: possibilidade de aprendizagem. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e36248.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436248.

A educação Infantil favorece contexto de aprendizagem para a criança quando possibilita um processo de mediação. A mediação na educação é a intervenção que estabelece relações intermediárias para a aprendizagem. O trabalho trata de um ensaio bibliográfico que discute na obra de Lev Vygotski o processo de mediação na educação e em autores da infância a possibilidade de aprendizagem por meio da mediação na educação infantil. O texto discute um percurso de mediação que possibilita uma multiplicidade de ações para a compreensão da aprendizagem que parte do interesse da criança. A criança no processo de mediação é envolvida por relações indiretas, ou seja, uma ação mediada pelo meio para realizar alguma atividade. A discussão aponta que o ambiente para a criança na educação infantil tem múltiplas aprendizagem a partir de situações mediadas por signos, instrumentos e sujeitos mais experientes, no qual possibilita a construção do conhecimento na ampliação das experiências tornando as crianças sujeitos ativos de sua aprendizagem.

Palavras-chave : Mediação; Aprendizagem; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )