SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Mediation in Early Childhood Education: the possibility of learningDiscourses of deaf children’s parents: early childhood education and the presence of Libras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

BERALDI, Gabriel Moreira; MATTOS, Francisco Roberto Pinto  and  MARTINS, Aira Suzana Ribeiro. Educação de Jovens e Adultos, Multisseriação e Recursos Didáticos Digitais: uma tentativa de diálogo. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34990.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434990.

O presente trabalho pretende responder à seguinte pergunta de investigação: “De que forma a Educação de Jovens e Adultos multisseriada, aliada ao uso de tecnologias, pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem?”. Para tanto, tem como objetivo investigar as contribuições da multisseriação e da utilização de recursos didáticos digitais no processo ensino-aprendizagem do aluno da EJA. Regulada por uma legislação específica, a EJA tem sido difundida nos últimos anos como importante ferramenta de inclusão. Em algumas instituições, no entanto, ela está aliada à realidade da multisseriação, que comporta alunos de diferentes séries em uma mesma sala de aula. Pesquisas recentes mostram os desafios dos docentes no trabalho em turmas da EJA. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e se utilizou de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas em uma amostra de 20 alunos de Ensino Médio multisseriado da modalidade EJA de uma das unidades da Escola SESI/RJ. As conclusões apontaram para uma avaliação positiva da junção entre EJA, multisseriação e recursos didáticos digitais.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Multisseriação; Recursos didáticos digitais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )