SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A mediação na Educação Infantil: possibilidade de aprendizagemDiscursos de pais de crianças surdas: Educação Infantil e a presença da Libras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BERALDI, Gabriel Moreira; MATTOS, Francisco Roberto Pinto  y  MARTINS, Aira Suzana Ribeiro. Educação de Jovens e Adultos, Multisseriação e Recursos Didáticos Digitais: uma tentativa de diálogo. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34990.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434990.

O presente trabalho pretende responder à seguinte pergunta de investigação: “De que forma a Educação de Jovens e Adultos multisseriada, aliada ao uso de tecnologias, pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem?”. Para tanto, tem como objetivo investigar as contribuições da multisseriação e da utilização de recursos didáticos digitais no processo ensino-aprendizagem do aluno da EJA. Regulada por uma legislação específica, a EJA tem sido difundida nos últimos anos como importante ferramenta de inclusão. Em algumas instituições, no entanto, ela está aliada à realidade da multisseriação, que comporta alunos de diferentes séries em uma mesma sala de aula. Pesquisas recentes mostram os desafios dos docentes no trabalho em turmas da EJA. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e se utilizou de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas em uma amostra de 20 alunos de Ensino Médio multisseriado da modalidade EJA de uma das unidades da Escola SESI/RJ. As conclusões apontaram para uma avaliação positiva da junção entre EJA, multisseriação e recursos didáticos digitais.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Multisseriação; Recursos didáticos digitais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )