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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CONCEICAO, Bianca Salles  e  MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Discursos de pais de crianças surdas: Educação Infantil e a presença da Libras. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e38319.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438319.

Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pesquisa problematizou as escolhas linguísticas nas instruções escolares, com foco na Educação Infantil, feitas por pais e responsáveis de crianças surdas matriculadas nesta etapa educacional. O intuito da pesquisa foi identificar, a partir do discurso de pais e responsáveis, quais tipos de instrução escolar foram escolhidos para essas crianças, e se a Língua Brasileira de Sinais (Libras) era utilizada no processo de aprendizagem. A pesquisa refere-se a um estudo de caso com abordagem qualitativa descritiva. Utilizaram-se, como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas. Participaram da entrevista quatro mães e um pai de filhos surdos, estes inseridos em escolas com propostas bilíngues de três municípios do interior de São Paulo. As análises foram realizadas com base nas filosofias da diferença, especificamente nos estudos de Michel Foucault. Pode-se observar a entrada da língua de sinais no seio familiar e social, assim como a percepção dos familiares sobre a importância dessa língua nas práticas escolares. O discurso dos responsáveis a partir de um viés clínico ainda é presente, mas tem como base a preocupação com as barreiras sociais que os levaram a procurar soluções clínicas. Pode-se afirmar, portanto, que, apesar do discurso da surdez como deficiência ainda ser presente na fala dos pais, a língua de sinais tem ganhado visibilidade social e é de conhecimento das famílias.

Palavras-chave : Educação Bilíngue; Surdez; Família.

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