SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A glance at the preschool in Cabo VerdeThe circles of culture in child education: building dialogical pedagogical practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

VERAS, Renata Meira; CHAVES, Erika Silva  and  SILVA, Daiane da Luz. Formação docente dos cursos de licenciatura na UFBA: análise dos currículos. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e38110.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438110.

A formação de professores se constitui como um dos elementos decisivos para melhoria do sistema educacional, uma vez que a visão de profissionalismo docente subjaz a um determinado programa de formação, tanto no seu conteúdo, como na forma como está organizado. Com base nisso, esse estudo tem como objetivo analisar a carga horária das atividades formativas nos cursos de licenciatura da UFBA. A partir de uma pesquisa exploratória do tipo documental, foram analisadas 1.355 ementas de componentes curriculares obrigatórios distribuídos nos 38 currículos de cursos de licenciatura da UFBA, no turno diurno e noturno no período de abril/maio de 2018. Os resultados apontaram que com relação aos componentes que contemplam as dimensões pedagógicas, estágios supervisionados e práticas pedagógicas, cujos objetivos estão voltados para formação docente, os cursos que apresentaram expressiva carga horária foram o de Pedagogia, seguido de Teatro, Computação do turno noturno, Ciências Naturais e Educação Física. O curso que apresentou menor carga horária nesse grupo foi o de Dança do turno diurno. Sendo assim, verifica-se que a formação docente nos cursos de licenciatura da UFBA necessita de revisão para se adequar às novas exigências das Diretrizes Curriculares.

Keywords : Licenciatura; Universidade; Formação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )