SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Um olhar sobre a educação de infância em Cabo VerdeOs círculos de cultura na educação infantil: construindo práticas pedagógicas dialógicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VERAS, Renata Meira; CHAVES, Erika Silva  y  SILVA, Daiane da Luz. Formação docente dos cursos de licenciatura na UFBA: análise dos currículos. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e38110.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644438110.

A formação de professores se constitui como um dos elementos decisivos para melhoria do sistema educacional, uma vez que a visão de profissionalismo docente subjaz a um determinado programa de formação, tanto no seu conteúdo, como na forma como está organizado. Com base nisso, esse estudo tem como objetivo analisar a carga horária das atividades formativas nos cursos de licenciatura da UFBA. A partir de uma pesquisa exploratória do tipo documental, foram analisadas 1.355 ementas de componentes curriculares obrigatórios distribuídos nos 38 currículos de cursos de licenciatura da UFBA, no turno diurno e noturno no período de abril/maio de 2018. Os resultados apontaram que com relação aos componentes que contemplam as dimensões pedagógicas, estágios supervisionados e práticas pedagógicas, cujos objetivos estão voltados para formação docente, os cursos que apresentaram expressiva carga horária foram o de Pedagogia, seguido de Teatro, Computação do turno noturno, Ciências Naturais e Educação Física. O curso que apresentou menor carga horária nesse grupo foi o de Dança do turno diurno. Sendo assim, verifica-se que a formação docente nos cursos de licenciatura da UFBA necessita de revisão para se adequar às novas exigências das Diretrizes Curriculares.

Palabras clave : Licenciatura; Universidade; Formação docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )