SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Formação docente dos cursos de licenciatura na UFBA: análise dos currículosA educação e a experiência de si nos relatos de uma narradora às margens do Rio Doce índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Marta Regina Paulo da  y  MARQUES, Renata Fernandes Borrozzino. Os círculos de cultura na educação infantil: construindo práticas pedagógicas dialógicas. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e36570.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644436570.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com crianças de 5 anos de idade em uma pré-escola municipal de Santo André/SP. Trata-se de uma pesquisa de intervenção que teve como objetivo construir uma prática pedagógica dialógica a partir dos círculos de cultura propostos por Paulo Freire. Parte do pressuposto de que as crianças leem e comunicam o mundo desde que nascem, através de múltiplas linguagens. Contudo, em uma sociedade adultocêntrica e grafocêntrica como a brasileira, suas vozes terminam por serem silenciadas nas diferentes instâncias de socialização, dentre elas as educacionais. A pesquisa problematizou o silenciamento imposto às crianças e a urgência em escutá-las, tendo como referencial teórico os estudos de Paulo Freire em interlocução com pesquisadores(as) da infância. A intervenção se deu a partir dos círculos de cultura, com o tema gerador relações de gênero, visto ter sido este tema recorrente entre as crianças e dada a sua relevância frente à sociedade heteronormativa. Os resultados demonstram que a leitura que as crianças fazem de mundo está impregnada de suas vivências cotidianas, onde em um movimento dinâmico se apropriam, confrontam e ressignificam a cultura. No coletivo, através dos círculos, colocaram em debate sua visão de mundo acerca da temática, o que possibilitou repensarem a oposição binária em relação aos papeis sociais atribuídos a homens e mulheres. Isso revela a potência do trabalho com os círculos de cultura com as crianças, evidenciando que uma prática educativa marcada pela amorosidade e pelo diálogo abre caminho para uma educação crítico-libertadora.

Palabras clave : Educação Infantil; Círculos de Cultura; Prática pedagógica dialógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )