SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Os círculos de cultura na educação infantil: construindo práticas pedagógicas dialógicasReconhecimento docente: a experiência social de professores do ensino privado gaúcho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MORAES, Fabiano Oliveira  y  COSTA, Monique Linciano de Azevedo. A educação e a experiência de si nos relatos de uma narradora às margens do Rio Doce. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e35418.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435418.

Objetiva compreender as práticas educacionais efetivadas por meio da propagação dos relatos orais de narradores tradicionais e as relações entre as narrativas tradicionais, as experiências de si e a educação, refletindo sobre os enredamentos entre as narrativas orais e a constituição dos sujeitos. Para tanto, faz uso dos conceitos de narrador e experiência de Benjamin (1979) e de dispositivo pedagógico, experiência e consciência de si de Larrosa (1994; 2004). Com abordagem qualitativa, trata-se, quanto aos procedimentos metodológicos, de um estudo de caso que toma por corpus as narrativas, coletadas por meio de entrevista gravada, de Geni de Oliveira Ramos, narradora tradicional da vila de Povoação (Linhares-ES), localizada na margem norte da foz do Rio Doce. A partir da transcrição da entrevista (DELGADO, 2006; MARCUSCHI, 2007), a análise de dados aponta eventuais relações dos relatos coletados com os mitos brasileiros (CASCUDO, 1983; 1998). O estudo analisa as narrativas à luz do referencial teórico, destacando trechos diretamente relacionados aos elementos da tradição e à experiência de si no âmbito da instituição de dispositivos pedagógicos e práticas educacionais no tempo e espaço da narração. Salienta, por fim, a relevância da pesquisa no registro da memória da comunidade para seu processo de re-existência diante da situação atual do Rio Doce, apontando para possíveis ações de transmissão da experiência de si das narrativas de Dona Geni às novas gerações.

Palabras clave : Educação; Narrador; Experiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )