SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44A educação e a experiência de si nos relatos de uma narradora às margens do Rio DoceEnsino Médio Politécnico: análises acerca de uma possibilidade contra-hegemônica de política educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CUTY, Jerusa Alves  y  PEREIRA, Marcos Villela. Reconhecimento docente: a experiência social de professores do ensino privado gaúcho. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32842.  Epub 11-Nov-2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432842.

O presente artigo objetiva analisar o reconhecimento social docente sob a visão articulada da teoria do reconhecimento de Axel Honneth (2009) com o modelo desenvolvido por Nancy Fraser - integrando as esferas de reconhecimento com os conceitos de redistribuição e status, analisando como os professores se veem como sujeitos frente à ausência de reconhecimento social e a consequente falta de autorrealização. Para tanto, trabalhou-se com um recorte restrito, a partir de um corpus mais extenso, produzido em uma pesquisa que analisou os discursos docentes publicados na coluna Palavra de Professor do jornal Extra Classe, do SINPRO/RS, entre 2006 e 2015, investigando como eles sugerem aspectos de relações interpessoais na coluna “Palavra de Professor”, e formulando considerações sobre a significação do reconhecimento para docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul. As análises limitam-se a explorar traços de presença ou ausência do reconhecimento em sequências discursivas extraídas do jornal, explorando indicadores estratégicos derivados de um olhar dirigido aos traços enunciativos dos sujeitos.

Palabras clave : Reconhecimento Docente; Ensino Privado; Professor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )