SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Recognition and teachers: the social experience of private teaching teachers on Rio Grande do SulInternationalization of Higher Education: Subject, Place and Research as substantive categories of analyzes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

REIS, Jonas Tarcísio; AZEVEDO, Jose Clovis de  and  GONZAGA, Jorge Luiz Ayres. Ensino Médio Politécnico: análises acerca de uma possibilidade contra-hegemônica de política educacional. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e32924.  Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432924.

Esse trabalho discute o Ensino Médio Politécnico (EMP) implantado na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (REE-RS), no período 2011-2014. Analisamos os pressupostos básicos, a intencionalidade e os principais resultados dessa política educacional. O materialismo histórico dialético é a base teórico-metodológica tomada como referência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo como fontes os documentos da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul e do Ministério da Educação. O material empírico foi cotejado com pesquisas realizadas em teses e dissertações selecionadas e que focaram a política em estudo. As análises revelam o conteúdo contra-hegemônico da política e demonstram processos e resultados que impactaram nos indicadores educacionais no período, bem como os primeiros retrocessos verificados nesse âmbito com a sua interrupção. Pode-se perceber que os sujeitos envolvidos viveram tensões e conflitos, protagonizaram avanços e recuos, mas os indicadores educacionais tiveram melhoras tendenciais com a implantação do EMP, reduzindo a exclusão pelo abandono e repetência. De igual forma, os resultados evidenciam a piora nos indicadores com a desmobilização desta política a partir de 2015. O artigo pode auxiliar pesquisas futuras que objetivem analisar mudanças no campo da formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais.

Keywords : Política Educacional; Reforma Curricular; Ensino Médio Politécnico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )